PROPOSTA DE PROJETO


                    CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
               Ensinando e aprendendo com as TIC


Impacto do lixo no meio ambiente

1. Identificação

Cursistas: Ângela, Dulcinéia, Edivanilda e Marina
Nome da Escola: Estadual Gercina Borges Teixeira           Cidade: Caiapônia-Goiás
Série: 8º ano                   Números de alunos 58             Duração: Em média 15 aulas.
Professores envolvidos: Edivanilda, Marina, Dulcinéia, Ângela, Wemerson e Luzedir

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Educação ambiental e a problemática do lixo

3. Justificativa

A relação do homem com o meio ambiente vem sendo uma das principais causas dos problemas Ambientais com da degradação dos recursos naturais se intensificando a cada dia, discussões sobre o assunto tomam um caráter urgente e mundial (GUATARI, 2000) Fica constatado que a existência do ser humano no planeta , assim como as demais espécies, é dependente de ações sustentáveis. O homem é o único ser capaz de intervir com responsabilidade nestas questões. Porem a consciência da responsabilidade com o planeta é recente e não compartilhada por todos. Talvez, devido entre outros aspectos a questões sócio-políticas e econômicas. Entretanto, diante das problemáticas ambientais atuais, ações emergenciais para socorrer o planeta e torná-lo mais sustentáveis são necessárias e urgentes. Desta maneira, os sujeitos anteriormente favorecidos pelo capital serão os agentes principais para a correção das atuais problemas que o planeta vem enfrentado.
A educação ambiental surge com o objetivo de levar a reflexão que: a natureza não é fonte inexaurível de recursos, suas reservas podem acabar a qualquer momento e necessitam ser empregadas de maneira coerente, evitando o desperdício e ponderando a reciclagem como processo necessário. Tudo que existe na natureza hoje merece o nosso respeito mesmo porque esse cuidado é essencial para a nossa sobrevivência (DIAS, 1992). (...) Portanto, é preciso promover a articulação de ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria sócio-ambiental.
A escola é um espaço de ensino e aprendizagem, convivência e crescimento em que o individuo adquire valores fundamentais. É local onde o aluno da seqüência ao seu processo de socialização, sendo um lugar privilegiado para implementá-la a consciência de preservação do meio ambiente . Portanto cabe a ela construir um processo continuo e permanente, começando pela pré-escola e continuando através de todas as fases do ensino formal e não-formal. Aplicar um enfoque interdisciplinar, todos os assuntos relacionados ao meio ambiente, aproveitando o conteúdo especifico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada. De acordo com os PCN, a educação ambiental leva a mudanças de comportamento pessoal e atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes conseqüências sócias
.

4. Objetivo (s)
§  Promover discussões a respeito da Educação Ambiental;
§  Ampliar o debate sobre a temática “Lixo”;
§  Estimular e incentivar a conservação do meio ambiente
§  Conscientizar sobre os efeitos do lixo depositado em locais inadequados;
§  Verificar os efeitos do documentário no comportamento dos alunos após a exibição do mesmo.
5. Conteúdos

Preservação do meio ambiente; lixo e poluição ambiental

6. Disciplinas envolvidas

Ciências, geografia e Língua Portuguesa.


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

1º - Estudo do texto: “Como reduzir a poluição do solo?”
2º - Apresentar o documento: “Caminho do mundo” que descreve o aumento do volume de volume de lixo na região de Cabo Frio – Rio de Janeiro, causada pela ampliação do turismo e das atividades econômicas nessa localidade.
3º - Após a exposição do vídeo, realizar um debate de modo a diagnosticar as concepções aprendidas pelos alunos e esclarecer dúvidas
4º - Aplicar um questionário a fim de sistematizar os conhecimentos adquiridos até esta etapa.
5º - Pesquisar sobre as medidas adotadas em diferentes regiões, para reduzir a problemática do lixo: coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento e outros.
6º - expor no mural da escola cartazes elaborados pelos alunos com frases de alerta e conservação do meio ambiente.
7º - Concluir inserido as notícias do Projeto e contribuições dos alunos e professores envolvidos.


8. Recursos a serem utilizados

Livro didático; quadro-negro e giz; questionário impresso; TV; DVD e vídeo; computador e internet.

9. Registro do processo

Cada etapa com seus resultados serão registrados no caderno do aluno e divulgado no blog da escola.

10. Avaliação e Resultados esperados

Esperamos que o conteúdo trabalhado, as ações desenvolvidas e o vídeo apresentado contribuam para facilitar a compreensão sobre a problemática do lixo e a degradação do meio ambiente, possibilite aos alunos refletir sobre estas e principalmente sobre sua conduta como cidadão que preserva o meio no qual está inserido.
 A avaliação será continua mediante a participação em cada etapa proposta
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Será feita através de exposição de cartazes no painel da escola e pelo blog da escola, endereço

12. Referências Bibliográficas

ANTUNES, A. M, OLIVEIRA, M. L. DUTRA, M. F. Educação Ambiental e novas tecnologias: O uso de vídeos em sala de aula para a sensibilização da comunidade escolar Universidade Federal de Goiás. Instituto de Ciências Biológicas.
BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e saúde. Brasília; MEC/SEF. 1997.
. FALEIRO, F. A. M. V. ANTUNES, A. M. ROCHA, T. L. SABÓIS-MORAE, S. M. T. Metodologias Educacionais diversificadas como proposta de socialização da educação ambiental e ensino de biologia da flora do cerrado. NETESB – Núcleo de estudo em tecnologia para a socialização do conhecimento em biologia.
PEREIRA A. M.. SANTANA, M. WALDHELM, Coleção Perspectiva Ciências Editora do Brasil. São Paulo, 2009, 6º ano, p. 204 a 214.