PROJETO: "CAUSOS, HISTÓRIAS E POESIAS"


O presente projeto propõe-se a trabalhar ações, que visa estimular os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, nos períodos matutinos e vespertinos, sendo 12 turmas, no total de 295 alunos, a realizarem verdadeiras “viagens” no mundo da leitura. Visando formar assim, bons leitores e escritores, dando condição para o crescimento do aluno como um todo em sua trajetória escolar.
O projeto oferece aos dinamizadores da biblioteca oportunidades de desenvolver um trabalho que venha a complementar a sua prática pedagógica. Uma vez que de acordo com as diretrizes gerais a função de dinamizador da biblioteca tem como foco principal o incentivo ao mundo da leitura, despertando em cada aluno o desejo de ampliar seu universo em parceria com o livro, visto que este deveria ser o seu melhor amigo.
O projeto tem como objetivo principal a leitura e a escrita e será executado no período de maio a setembro de 2010.









RELEVÂNCIA DA PROPOSTA

O presente projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas desta Unidade Escolar. Os gêneros literários trabalhados, "poesia, histórias e causos", também são suporte para o concurso "Praça da leitura" a ser realizado em Iporá, pela Subsecretaria regional.
Os jovens e crianças de hoje desconhecem muitas histórias que eram contadas em rodas de conversa a beira das fogueiras e lampiões de antigamente, visto que hoje, eles se reúnem em frente ao computador, televisão e  não ouvem mais histórias,  e nem conversam de forma plena com seus pais e familiares.
Portanto, para que a cultura popular não seja esquecida, aderimos a este projeto que procura mostrar o rico acervo linguístico cultural e regional.  

Além da participação do alunado em atividades de leitura contamos com o envolvimento de todos os funcionários, professores, e principalmente as dinamizadoras da biblioteca e professores de Língua Portuguesa.

O estimulo através dos gêneros literários aqui propostos, proporcionaram momentos de leitura e de espontaneidade na oralidade e na escrita, construindo assim o saber.
É gratificante a participação e envolvimento dos alunos, pois demonstram prazer em realizar as atividades propostas.